Recordando as primeiras transmissões da TV Canção Nova

A TV Canção Nova celebra as suas bodas de porcelana (vinte anos valiosos), neste ano de 2021, de transmissões regulares em Portugal.

Tive a honra de assistir desde a primeira hora ao nascimento deste projeto no nosso país e por providência divina, ter assinado e acompanhado como diretor do Centro de Comunicação Social do Santuário de Fátima, as primeiras transmissões em direto da Peregrinação Internacional Aniversária de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima, em 2001.

2001 - Reportagem da TV Canção Nova no santuário de Lourdes. (da direita para a esquerda: Márcio Mendes, Marina Carvalho, Sérgio Carvalho, Cristiane Monteiro, Roselaine Iria Ribeiro


Tenho muito para contar desses primeiros tempos, mas vou centrar-me em alguns deles, como essa primeira transmissão em direto, faz este ano, 20 anos.

Se repararem, na colunata norte, a primeira das imagens de santos, contando a partir da basílica, lado norte, é São João Bosco acompanhado por São Domingos Sávio. Aquelas imagens foram colocadas nas colunatas porque eram de santos fundadores de congregações que se encontravam na Cova da Iria, a quando da edificação do santuário. Mas já  não havia salesianos em Fátima, nem Filhas de Maria Auxiliadora (salesianas). Eu como cooperador salesiano olhava muitas vezes para D. Bosco e dizia: como estás só aqui….

Em janeiro de 2001, a Rosalaine Iria Ribeiro veio à sala de imprensa para proceder ao pedido de acreditação para que uma equipa da reportagem pudesse gravar na Cova da Iria. Como a todos os órgãos de comunicação social perguntei quem eram, de onde vinham, o que pretendiam fazer no santuário, entre outras questões. A certa altura, o lema da CN veio à conversa: «Da Mihi animas». Eu disse, imediatamente, «esse é o lema de Dom Bosco». A Roselaine disse: «faço o meu aniversário no dia 31 de janeiro, dia de Dom Bosco e o P. Jonas, o fundador da CN foi salesiano».

Recordei-me das minhas conversas com D. Bosco, no recinto do santuário, e intimamente disse «os teus filhos salesianos, voltaram».  As nossas conversas e contactos foram-se estreitando até à amizade pura e sincera, com uma alegria salesiana no meio.

Foi-se aproximando o mês de maio. Em finais de abril, começavam a «chover» pedidos de acreditação, e era preciso preparar as transmissões. Há vários anos, principalmente após o início da televisão privada em Portugal, que apenas duas estações transmitiam em direto as celebrações do dia 13 (missa) e em diferido a procissão das velas de dia 12 de maio. Havia um protocolo: apenas uma das estações montava as câmaras e carros de exteriores e cedia o sinal à outra, alternando em maio e em outubro, respetivamente.

Mas naquele ano de 2001, não havia duas emissoras, mas três a quererem transmitir as celebrações. Nenhuma das anteriores quis ceder o sinal à TVCN, o que me entristeceu, deveras. Nem sequer admitiram que outro operador de câmara estivesse no altar e na plataforma ao pé do Sagrado Coração de Jesus, em frente à Capelinha. Rezei muito naqueles dias…. Como vamos solucionar a situação? Porquê tanta confusão…. A despesa a dividir por três é sempre menor que a dividir por dois.

De Dom Bosco veio a solução. Um domingo, sentado na colunata, olhei de frente para o recinto e lembrei-me do sonho de D. Bosco, da barca atacada e das duas colunas a que a barca (a Igreja) se deviam prender para vencer a tempestade: numa coluna o Santíssimo Sacramento e outra Nossa Senhora. Olhei para o recinto e disse: é isso mesmo! Os operadores de imagem da Canção Nova vão ficar ao pé das colunas que amparam a Igreja: uma plataforma na azinheira grande, onde os pastorinhos rezavam e aguardavam as aparições; e outra em frente à capela do Lausperene (com o Santíssimo Sacramento sempre exposto). E assim a TVCN pôde instalar os seus operadores de câmara, fazendo a primeira transmissão da Canção Nova a partir dos 12 e 13 de cada mês, de maio a outubro. Foi a primeira estação a transmitir em direto toda a peregrinação internacional à Cova da Iria.

Tenho ainda muitos mais factos e acontecimentos para contar, e se for a vontade de Deus, assim acontecerá.

Parabéns Canção Nova!!!!

 Sérgio Carvalho 

Comentários

Mensagens populares deste blogue