Bem-aventurados (2)

 

Na última semana, várias foram as denúncias de violência contra os cristãos, em todo o mundo. Na Europa, de França vem a notícia que todas as semanas uma igreja desaparece e no mesmo período de tempo duas mesquitas são abertas.

Sinais dos tempos…continuaremos a ser a voz daqueles a quem não querem dar a voz no ocidente. De acordo com a Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, na última semana chegaram notícias de vários locais:

 

Paquistão

As casas de cerca de 450 famílias cristãs em Hyderabad, em Karachi, foram demolidas por ordem do governo provincial de Sindh, por alegadamente serem construções clandestinas e pela necessidade de limpeza de cursos de água existentes na região.

Caso avance na totalidade este plano, calcula-se que poderão vir a ser demolidas cerca de 14 mil habitações e 3 mil lojas. Na arquidiocese de Karachi, serão afetadas cerca de 600 famílias cristãs.


Irlanda

O governo irlandês decretou, a 16 de Abril, por causa da pandemia do coronavírus, uma lei que equipara a “delito” a participação de alguém numa celebração religiosa pública. O arcebispo de Armagh, D. Eamon Martin, considerou esta decisão, tomada pelo ministério da Saúde, como “possível violação da liberdade religiosa e dos direitos constitucionais”.

 

República Democrática do Congo (ex-Zaire)

O Bispo Paluku Sikuli Melchisédech, da Diocese de Butembo-Beni, situada no Leste da República Democrática do Congo, denuncia tentativa de islamização desta região e diz que grupos terroristas procuram também expulsar das suas terras as populações nativas. Estas afirmações ocorrem praticamente em simultâneo com a declaração pelo presidente do país, Félix Tshisekedi, do “estado de sítio” devido à escalada da violência nas províncias orientais de Ituri e Kivu do Norte.

 

Chile

Pedro Narbona, pároco das igrejas La Asunción e Vera Cruz, queimadas por manifestantes no ano passado no Chile, recebeu o prémio Liberdade Religiosa 2021 instituído pelo secretariado espanhol da Fundação AIS. “É tremendo. Nunca pensamos que pudesse haver tanta crueldade contra a Igreja e a comunidade cristã”, disse o sacerdote após receber o prémio instituído pela Ajuda à Igreja que Sofre.

 

Sérgio Carvalho com Fundação Ajuda à Igreja que Sofre

Comentários

Mensagens populares deste blogue